Vereadores aprovam Moção de Apelo pela manutenção da 19º Coordenadoria Regional de Educação

por Anne Carolline Marques Francisquini publicado 05/04/2023 23h15, última modificação 05/04/2023 23h24
Na 9ª Sessão Ordinária que ocorreu na segunda-feira, dia 03/04, esteve em deliberação no Plenário da Câmara de Imbituba, a Moção 09/2023, uma moção de apelo realizada por todos os vereadores ao Governador do Estado de Santa Catarina Jorginho dos Santos Mello e ao Deputado e Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, Mauro de Nadal; para que seja realizada a manutenção da 19º Coordenadoria Regional de Educação, sediada em Laguna ou em Imbituba. A moção foi aprovada por unanimidade.

A justificativa para isso, baseia-se em alguns fatos apresentados na moção. De acordo com os vereadores, em relação a 19ª Coordenadoria Estadual de Educação é preciso considerar:

- abrangência sob sua área de atuação os Municípios de Laguna, Imbituba, Pescaria Brava, Imaruí, Garopaba e Paulo Lopes com uma população total de 133.214 mil habitantes;

- a área de abrangência de atuação contempla 30 unidades escolares estaduais;

- atende 15.340 alunos nas diversas modalidades de Ensino Fundamental, Novo Ensino Médio, Ensino Profissionalizante, Escola Indígena e 05 Unidades Quilombolas e 02 Centros de Educação de Jovens e Adultos;

- desenvolve atividades educacionais na Escola Indígena e nas 05 unidades Quilombolas há vários anos;

- tem sob sua área de abrangência de atuação prestando relevantes trabalho às diversas comunidades de nossa Coordenadoria 1.549 Professores na Rede Pública Estadual de Ensino;

- a identidade cultural, geográfica, social e econômica entre as comunidades dos Municípios Laguna, Imbituba, Pescaria Brava, Imaruí, Garopaba e Paulo Lopes que a integram;

- curta distância entre a sede e os outros Municípios que a integram facilitando o contato e a integração permanente com as unidades escolares atendidas tornando a realização e otimização das atividades de gestão escolar célere e eficiente;

Os vereadores também solicitam o retorno da realização das perícias médicas do Governo do Estado de Santa Catarina na cidade de Laguna ou em Imbituba, evitando assim enormes prejuízos sociais e econômicos não só para os estudantes e professores da rede de ensino estadual e seus familiares, mas também para toda a população formada por 133.214 mil habitantes dos Municípios de Laguna, Pescaria Brava, Imaruí, Imbituba, Garopaba e Paulo Lopes.

Na Moção, os vereadores preconizam a escolha do município de Imbituba para sediar a 19º Coordenadoria Regional de Educação, já que do total das unidades escolares da região, Imbituba é a que atende a maior quantidade 11 unidades, que totalizam o atendimento de 6.077 alunos, contando ainda com 01 unidade quilombola, no bairro Campo D’una.

Ainda, para enaltecer a importância da alteração da sede, explicam que o município de Imbituba tem atualmente a maior população entre os seis municípios, contando com 54.295 habitantes, e está melhor localizado na região de sua abrangência, ou seja, na parte central, facilitando o contato e a integração permanente com as unidades escolares atendidas tornando a realização e otimização das atividades de gestão escolar célere e eficiente.