LEGISLATIVO MIRIM DE IMBITUBA RECEBE VEREADORES DE FLORIANÓPOLIS

por pedro — publicado 21/09/2017 19h46, última modificação 21/09/2017 19h46
Em projeto de integração, alunos tiveram uma dia cheio de atividades

Com o intuito de incluir na formação educacional de nossos jovens a cultura do debate político nas escolas, surgiu o projeto Vereador Mirim da Câmara de Vereadores de Imbituba que, graças a integração do Legislativo com as escolas municipais, estaduais e particulares, vem alcançando seu objetivo e colhendo frutos importantes.

Desde 2005 o programa vem fomentando o interesse dos jovens do ensino fundamental em políticas públicas de forma didática, inserindo no cotidiano das escolas atividades com características similares as que acontecem no Poder Legislativo de Imbituba, evidenciando os princípios da democracia e seus direitos e deveres, contribuindo para a construção de cidadãos antenados e conhecedores de suas obrigações.

Como complemento das atividades do projeto, na última quarta-feira (20/09) os representantes mirins de Imbituba receberam 15 representantes da Câmara de Florianópolis onde várias agendas foram cumpridas.

Logo após a recepção na Câmara, os Vereadores visitaram o projeto da APA da Baleia Franca, que fica sediado no Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, na Praia de Itapirubá, onde é desenvolvido uma gama de atividades voltadas para a pesquisa e conservação a longo prazo das Baleias Franca.

Em seguida, foi realizada a visita e observação dos mamíferos na praia da Ribanceira, local que recebe um grande número de fêmeas e seus filhotes durante o atual período do ano.

Completando um dia cheio de atividades, foi realizada a sessão ordinária da Câmara de Vereadores Mirins de Imbituba, onde durante a ordem do dia foi apresentada pelos soldados da Polícia Militar e do PROERD, Palma e Helena, palestra sobre prevenção ao uso das drogas. Na oportunidade, o Presidente da Câmara Mirim de Florianópolis, após o uso da palavra, presenteou a comandante do Legislativo Mirim Imbitubense com uma réplica da ponte Hercílio Luz, ponto turístico da capital dos catarinenses.

“A troca de experiências e o intercâmbio de ideias são sempre os fatores mais importantes nesse trabalho. Realizamos todas as atividades desse lindo projeto com muito carinho porque somos sabedores da responsabilidade que o mesmo acarreta”. João Floriano, Diretor da Câmara de Vereadores Mirim.

Por fim o coral do colégio Adventista abrilhantou o fim dos trabalhos com uma apresentação que emocionou a todos os presentes que lotaram o plenário da Câmara de Vereadores de Imbituba.

“É dever dos poderes constituídos fomentar a vivência política desde a formação do caráter do cidadão, e a Câmara Mirim contribui muito para isso. As mudanças que tanto são pretendidas em nosso país precisam iniciar pelos municípios, e sei que formandos jovens conscientes de seus deveres, vamos construir um futuro melhor”. Salienta Renato Figueiredo Ladiada, Presidente da Câmara de Vereadores de Imbituba.

A próxima sessão ordinária da Câmara de Vereadores Mirins de Imbituba esta agendada para outubro e é aberta ao público em geral que queira acompanhar os trabalhas dos pequenos edis.

Texto e fotos:

João Moraes Filho