Defesa Civil de Imbituba recebe homenagem pelos serviços prestados

por Anne Carolline Marques Francisquini publicado 27/02/2024 16h59, última modificação 27/02/2024 16h59
Durante a 4ª Sessão Ordinária, que ocorreu na segunda-feira, dia 26/02, nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores de Imbituba, foi entregue uma Moção de Congratulação à Defesa Civil de Imbituba pelos 12 anos de atividade e em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelos profissionais que atuam no município. A Moção nº 42/2022 foi proposta pelo vereador Bruno Pacheco da Costa (PSB).

A Defesa Civil teve início em Imbituba em 2010 e atualmente trabalha em regime de plantão 24h por dia atendendo a população nos mais diversos tipos de ocorrência como chuva de granizo, alagamentos, deslizamentos, queda de árvores e tantas outras situações emergenciais que fazem parte da sua atividade.

A equipe da Defesa Civil Municipal tem sua sede nas dependências do Quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Imbituba onde atuam como socorristas/resgatistas, condutor de ambulância e caminhão de incêndio nas mais diversas emergências, desde a prevenção, redução dos impactos ambientais, projetos educacionais nas escolas da rede pública, entre outros projetos sociais.

No ano de 2022 a Defesa Civil atuou em ocorrências de alagamento, deslizamento, vendável e granizo, com as chuvas torrenciais que obrigaram os municípios catarinenses a decretar situação de emergência. Atualmente a equipe trabalha com oito servidores públicos efetivos sendo um deles o coordenador.

Durante a gestão do ex-coordenador Moisés Vicente Carvalho foi adquirido uma Fiat Toro 4x4 que era uma necessidade emergencial que a DC tinha, foi adquirida via emenda parlamentar sem custo algum para o município. Moisés Carvalho comunicou a sua exoneração das funções junto a Prefeitura de Imbituba, após trabalhar por oito anos na Defesa Civil Municipal, sendo quatro como coordenador do órgão.

A moção tem como propósito homenagear toda a equipe que trabalha integralmente servindo a população de Imbituba, no dia a dia e nos momentos de crise: ao ex-coordenador Moisés Vicente Carvalho e aos agentes Laureci Teixeira, André Venâncio, Humberto Silva de Almeida, Murilo Carvalho Fernandes, Deyvid Max May, Maria Aparecida Silvana, Guilherme Cassafuz e Maríozam Manduca, Vendelino Shilickmann e Helder Sousa.