Campeão da Copa do Brasil de Fut7 é homenageado com Moção de Congratulação

por Anne Carolline Marques Francisquini publicado 25/10/2022 20h01, última modificação 25/10/2022 20h01
O atleta de futebol, natural de Imbituba, Patrick Vieira Luz, foi homenageado durante a noite desta segunda-feira (24) na Câmara de Vereadores de Imbituba pela recente conquista da Copa do Brasil de Fut7 2022. A homenagem foi proposta pelo vereador Bruno Pacheco (PSB) em junho último ao indicar uma Moção de Congratulação ao profissional após a importante conquista nacional.

A Moção foi aprovada por unanimidade em plenário e a entrega do Diploma da honraria aconteceu na sessão legislativa desta segunda-feira. Patrick Vieira Luz recebeu o Diploma do próprio autor da homenagem, vereador Bruno Pacheco, e depois foi parabenizado pelos demais vereadores da Casa.

“Como imbitubense me sinto orgulhoso de ser amigo e conterrâneo desse grande atleta que possui um currículo invejável no futebol e que levou e dignificou o nome de nosso município em todos os lugares onde atuou, pela pessoa que é, pelo talento que possui. E coube a mim a honra de indicá-lo e de poder lhe entregar esse diploma subscrito por todos os vereadores do Legislativo de Imbituba”, declarou Bruno.

UMA CARREIRA INTERNACIONAL

O atleta, natural de Imbituba, iniciou a carreira aos 22 anos jogando pelo Floripa Colegial, onde sagrou-se Campeão Catarinense, em 2007. Patrick foi jogador profissional por 12 anos, e neste período passou por equipes como Siderópolis e Capivari de Baixo. Atualmente é servidor municipal em Imbituba e atua em jogos amadores de toda região.

Durante o período em que atuou como jogador profissional, morou por cinco anos no Catar, na Ásia Ocidental, onde jogou pelo Al-Gharafa, Al-Arabi, e pelo Al-Saad, participando inclusive da Copa da Ásia. Emocionado, ao lado do amigo Bruno, ele contou um pouco da sua trajetória:

“Enquanto estava no Catar, tive a minha maior conquista, que foi o nascimento do meu filho João Lucas Medeiros Luz, que lá nasceu”. Do Catar, Patrick transferiu-se para o futebol iraniano onde atuou por três anos e meio, tendo conquistado o Campeonato Iraniano pela equipe do Mes Sungun. Também teve passagens por clubes como Gitipassan (Iran) e Bank of Beirut (Líbano), onde foi terceiro colocado da Copa da Ásia.

A última temporada da carreira internacional do atleta de Imbituba foi em Portugal onde jogou pela Equipe do Eléctrico. Com o início da pandemia Covid-19, Patrick retornou ao município. Antes da conquista da Copa do Brasil, mais uma marca do atleta: a conquista de forma invicta do tradicional e prestigiado Campeonato Citadino de Futsal de Imbituba, pela equipe do Exército.

Aos 38 anos, quando pensou estar chegando o momento de parar, veio então a oportunidade de participar da Copa do Brasil de Fut7 2022, que ocorreu entre os dias 16 e 19 de junho, no Rio de Janeiro. O torneio contou 16 grupos, sendo 48 times, dentre eles Flamengo, Vasco, Corinthians e Botafogo. O time que Patrick jogou, “Jardim das Palmeiras” sagrou-se Campeão desta Copa, feito inédito para ele e para a equipe.

Em seu depoimento ao ser indicado para receber a honraria, Patrick agradeceu a Deus e espera desfrutar de mais alguns anos fazendo o que tanto ama que é jogar futebol. Seu desejo é de que ao encerrar sua carreira, possa se dedicar a ajudar outras crianças a buscarem seus sonhos como ele o fez.