Câmara de Imbituba promove Audiência Pública para tratar sobre o “Uso Medicinal da Cannabis”

por Anne Carolline Marques Francisquini publicado 01/06/2023 16h19, última modificação 01/06/2023 16h19
A Câmara de Imbituba realizará uma Audiência Pública para debater sobre a importância na comunidade do “Uso Medicinal da Cannabis”. A audiência, que atende ao Requerimento 21/2023 realizado pelo vereador Eduardo Faustina da Rosa (PP), acontecerá na quarta-feira, dia 07 de junho, no Plenário da Câmara, às 18h30min.

Em seu requerimento, o vereador Eduardo Faustina justifica ter recebido integrantes da Associação Alternativa de Apoio à Cannabis Medicinal do Brasil, representada pelo Presidente Sandro Pozza, pelo Diretor Científico Gabriel Camargo de Carvalho e pelo Diretor Executivo Saulo Adornetti, que repassaram informações acerca das patologias atendidas pela associação e a qualidade de vida obtida por associados e familiares em inúmeros tratamentos com a cannabis medicinal.

Segundo os representantes, os últimos anos foram de grandes avanços, mas resta, ainda, muitas dúvidas e dificuldades ao acesso. Muitos pacientes enfrentam dificuldades para acessar o tratamento, seja devido à falta de informação, aos altos custos ou à falta de regulamentação para o cultivo da planta. Além disso, recentemente tem sido demonstrado que a cannabis pode ser uma alternativa segura e eficaz no tratamento de diversas condições de saúde, como dor crônica, epilepsia, esclerose múltipla, transtornos de ansiedade e depressão, além de diversos tipos de câncer.

A Associação Alternativa de Apoio a Cannabis Medicinal do Brasil, surgiu em 2021 e mantém sede no município de Imbituba, já é uma das principais associações do país, somando mais de 7 mil associados em todo Brasil. A associação atende centenas de pacientes na cidade, inclusive doando o remédio para famílias hipossuficientes com CadÚnico.

“Considerando o impacto que o uso medicinal da cannabis pode ter na saúde e qualidade de vida de muitas pessoas em nosso município, acreditamos ser urgente discutir o tema e buscar soluções e esclarecimentos para que os pacientes possam ter acesso ao tratamento de forma segura e eficaz”, relata Eduardo.

A audiência também poderá ser acompanhada nos Canais da Câmara de Imbituba no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCi48vGd8cOFXuEG6x-ipHhg/videos) e no Facebook (https://www.facebook.com/CamaraDeImbituba/).