Câmara aprova Projeto de Lei que institui o Dia Municipal do Butiá

por Anne Carolline Marques Francisquini publicado 05/06/2024 18h15, última modificação 05/06/2024 18h59
Na última segunda-feira, dia 03 de junho, durante a 17ª Sessão Ordinária realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Imbituba, foi aprovado o Projeto de Lei nº 5.594/2024, de autoria do vereador Leonir de Sousa, que institui o Dia Municipal do Butiá. A proposta é de que a data seja comemorada, anualmente, em 13 de março, visando reconhecer e celebrar a importância do butiá, uma fruta nativa da região, para a cultura, história, economia e turismo da cidade.

O principal objetivo do Projeto de Lei nº 5.594/2024 é estimular a conservação ambiental e o uso sustentável dos butiás e dos butiazais. Além disso, a proposta visa fortalecer a rede da Rota dos Butiazais, integrando aspectos sociais, histórico-culturais, ambientais e econômicos. A celebração anual permitirá a parceria e integração entre diferentes atores que têm vínculo com o butiá, promovendo uma maior conscientização e valorização desta importante palmeira.

A Importância do Butiá para Imbituba

Imbituba é conhecida por suas extensas áreas de butiazeiros, preservadas por lei. Os maiores butiazais da espécie Butia catarinensis de Santa Catarina estão localizados em Laguna e Imbituba, em solos arenosos próximos à praia. O butiá não é apenas uma planta; ele é um símbolo da identidade local. Indústrias e manufaturas utilizam tanto o fruto quanto a palha seca da palmeira para produzir cachaças, licores e artesanatos que atraem turistas e fortalecem a economia local.

Celebração e Preservação

O Dia Municipal do Butiá busca não apenas celebrar essa riqueza natural, mas também promover atividades que incentivem o uso sustentável e a preservação dos butiazais. O projeto de lei prevê a realização de eventos como feiras, seminários e oficinas nas escolas, mercado público e outros locais apropriados. Essas atividades terão o objetivo de educar a população sobre a Rota dos Butiazais e a utilização consciente do butiá na culinária, artesanato e turismo.

Projeto Costa Butiá

Um dos destaques na preservação do butiá em Imbituba é o projeto Costa Butiá, parte do Programa de Educação Ambiental (PEA) da SCPar Porto de Imbituba. Este projeto tem como objetivo incentivar a conservação da Mata Atlântica e resgatar o artesanato com a palha do butiá, técnica antiga que estava em risco de esquecimento. Desde 2018, o projeto capacita artesãos locais, promovendo o empreendedorismo e a sustentabilidade. A arte de transformar a palha do butiá em artigos como chapéus, bolsas e chinelos é uma tradição revitalizada graças aos esforços de artesãos como Silvia Stutzer e Cacilda Custódia da Silva.

A Rota dos Butiazais

A celebração do Dia Municipal do Butiá em 13 de março não foi escolhida ao acaso. Esta data coincide com o período de frutificação do butiá no Brasil, Uruguai e Argentina. A Rota dos Butiazais é uma rede que conecta pessoas e ecossistemas em três países, promovendo a conservação e o uso sustentável da biodiversidade. Composta por 52 municípios, a rede articula conhecimentos e serviços ecossistêmicos, gerando renda em territórios onde o butiá possui grande valor histórico e cultural.

Créditos Imagem: Adobe Stock