Câmara Municipal de Imbituba aprovou PL 4.933/2017 que Cria o Museu Histórico Municipal de Imbituba – MUSEU USINA.

por imprensa — publicado 17/08/2017 17h52, última modificação 17/08/2017 18h06
Fica criado o Museu Histórico Municipal de Imbituba – MUSEU USINA, vinculado ao órgão gestor do Sistema Municipal de Cultura – SMC, para que contribua para a proteção, difusão e valorização dos bens culturais pertencentes à História do Município e da antiga Usina Termoelétrica.

museo

O MUSEU USINA será instalado no prédio da antiga Usina Termelétrica de Imbituba – espaço integrante do Centro Cultural Casa da Cultura Usina do Saber, situada na Rua João de Oliveira Filho, nº 01, no Centro da cidade de Imbituba, SC.

O MUSEU USINA terá como objetivos: preservar e promover a cultura histórica do município de Imbituba; incentivar e auxiliar pesquisadores; auxiliar na formação educacional; pesquisar temas relacionados à cidade de Imbituba para apresentá-los nas exposições do Museu com a utilização de tecnologia de ponta e recursos interativos; pesquisar, recolher, classificar e expor acervo que seja relevante para a compreensão da história, da cultura e da memória da cidade de Imbituba; preservar, fomentar, celebrar e valorizar a identidade cultural do município de Imbituba; e realizar exposições sobre seu acervo e temas relacionados à história e à cultura regional e suas diversas área de influência; e promover ações educativas e culturais sobre seu acervo e demais temas pertinentes. Outros objetivos poderão ser estabelecidos no Plano Museológico.

O MUSEU USINA terá por finalidades, abrigar o acervo histórico, antropológico, arqueológico e paleontológico ou qualquer bem ou objeto de cunho histórico ou cultural relacionado com o município de Imbituba; preservar, divulgar e manter sob sua guarda e conservação, relíquias e utensílios antigos e documentos de diversos gêneros que contribuam com o conhecimento e estudos dos mais diversos aspectos, com características e identificações da cultura e da história de Imbituba; estabelecer as normas e os procedimentos necessários para o recebimento e guarda do seu acervo; realizar pesquisas, promover cursos, conferências, publicações e outras atividades científicas e culturais pertinentes aos temas museológicos, formatando um banco de dados a respeito do patrimônio e o desenvolvimento da cultura do município de Imbituba;

No decorrer da Sessão fez Uso da Tribuna Popular a Sra. Sabrina Moro Villela Pacheco, diretora Geral do Campus Garopaba, que falará sobre o seguinte tema: "O instituto Federal para a comunidade de Imbituba"