Curiosidades

por Câmara Municipal de Imbituba publicado 19/07/2016 17h55, última modificação 20/07/2016 14h25
Principais curiosidades sobre a Câmara Mirim.

Qual o significado da palavra vereador?
A palavra vereador vem do verbo verear, isto é, zelar e vigiar pelo bem-estar da comunidade.

Quais as funções de um vereador?
Fazer leis exclusivas do município; fiscalizar os atos do Poder Executivo (Prefeitura); administrar e organizar a própria câmara.

O que é ser cidadão?
Todos os dias a gente houve falar em cidadania, em respeito aos direitos do cidadão. Apesar de serem termos muito utilizados, nem sempre sabemos exatamente o que significam. Cidadão é aquele que usufrui dos direitos e que cumpre os deveres estabelecidos por lei. Assim, exercer a cidadania é lutar para que a justiça seja colocada em prática. É entender que cada atitude que você toma tem um efeito para si e para os outros.

Conheça seus direitos.
Existem leis importantes que não podem deixar de serem conhecidas por nós, imbitubenses, bem como por toda a sociedade, a exemplo do estatuto da criança e do adolescente. Precisamos conhecer nossos direitos para lutar por eles. Estarmos bem informados é fundamental para que a cidadania seja exercida.

Conheça seus deveres.
Veja que não podemos falar de cidadania sem falar também de deveres. Afinal, é à medida que cumprimos nossas obrigações que permitimos aos outros a prática de seus direitos e vice-versa. Você já pensou quais são seus deveres na escola, em casa e na nossa querida Imbituba?