Câmara Mirim de Imbituba reinicia os trabalhos

por Joao Moraes Filho — publicado 05/03/2018 15h10, última modificação 05/03/2018 15h38
Vereadores Mirins receberam treinamento junto a escola do Legislativo para seus respectivos mandatos.

Após cerca de três meses de recesso, a Câmara de Vereadores Mirim reiniciou seus trabalhos na última quarta-feira, dia 28 de fevereiro.

O grupo, que é formado por 19 jovens entre vereadores titulares e seus respectivos suplentes, foi eleito no final do ano passado e representam instituições de ensino municipais, estaduais e também da rede privada de ensino, no projeto que iniciou em 2007 e que desde então vem formando a cada nova legislatura cidadãos integrados com os problemas de sua comunidade.

Como primeira atividade, foi ministrado um curso pelas funcionárias de carreira da Câmara de Vereadores de Imbituba, Tatiane de Bona e Gabriela Cravo através da Escola do Legislativo e o mesmo teve duração de dois dias. O foco é apresentar aos jovens vereadores a rotina dos trabalhos e a forma como cada sessão deverá ser conduzida, uma vez que as mesmas seguem um rigoroso regimento interno tal como a Câmara principal.

Vale lembrar que a Câmara de Vereadores Mirim é um projeto que colabora com a integração dos jovens e fomenta o debate político nas escolas e também nas residências. Os eleitos pelas escolas têm, dentre outras incumbências, apontar melhorias necessárias em suas escolas através, por exemplo, de indicações que em sua maioria são encaminhadas ao Executivo Municipal ou, quando o caso, até mesmo para esferas governamentais do Estado ou da Federação.

“É um projeto fantástico. A cada nova legislatura, podemos sentir o quão empolgados esses jovens se sentem quando têm a oportunidade de buscar melhorias para suas escolas e colegas” - Afirma João Floriano, Coordenador do Projeto Vereador Mirim.

Para o Presidente da Câmara de Vereadores, Cláudio do Raio-X, a Câmara Mirim é de fundamental importância para a formação de cidadãos comprometidos com nossa cidade: “Apoiar esse projeto é ter a certeza que estamos apoiando o futuro. Dessa Câmara Mirim possivelmente sairão nomes que nos representarão no futuro e isso é de suma importância para nós que somos os atuais responsáveis pela condução dos trabalhos”. - Ressaltou Cláudio.

A primeira sessão ordinária já esta marcada para a próxima quarta-feira, dia 07 de março, às 15:00hrs na sede do legislativo imbitubense e é aberta ao público.