Vereadores Mirins de Imbituba participam da primeira sessão plenária de 2019 e elegem nova Mesa Diretora

por holmesbrasil — publicado 15/03/2019 16h25, última modificação 15/03/2019 16h25
A Sessão realizada nesta quarta-feira foi a 1ª Sessão Ordinária da 2ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura e contou com a orientação dos trabalhos realizada pelo diretor da Câmara Mirim, João Floriano.

Na tarde da última quarta-feira, 13 de março, foi realizada no plenário da Câmara de Vereadores de Imbituba a primeira Sessão Ordinária de 2019 da Câmara de Vereadores Mirins.

O Programa Vereador Mirim – Legislativo na Escola, foi implantado em Imbituba em 2007 tendo como principal objetivo aproximar a escola, a sociedade e o Poder Legislativo, repassando aos alunos das escolas de Imbituba conhecimento sobre projetos, leis e atividades gerais da Câmara de Vereadores.

O projeto visa dar ainda aos estudantes imbitubenses noções de cidadania através do conhecimento das atividades parlamentares e das propostas apresentadas no Legislativo pelos edis em prol da cidade e ainda proporcionar situações em que os alunos, representando a figura do vereador, apresentem sugestões para solucionar importantes questões da cidade ou de determinados grupos sociais de Imbituba. O vereador mirim tem também o papel de representar sua escola e buscar benfeitorias para a mesma.

Cada escola de Imbituba (municipal, estadual ou particular) tem o direito de estar representada na Câmara Mirim e o processo de eleição do representante obedece aos mesmos critérios de uma campanha e eleição normais. Eles se apresentam como candidatos, realizam campanha no âmbito escolar e são eleitos em eleições realizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral contando inclusive com as urnas eletrônicas usadas no processo eleitoral brasileiro.

Uma vez eleitos eles passam a ser vereadores mirins pelo período de dois anos. São eleitos também suplentes para que no caso do vereador eleito trocar de escola ou estar impossibilitado por outro motivo qualquer, este assuma o mandato em seu lugar.

A vereadora-mirim mais idosa, Júlia Gabriella Marcolino Alves deu início aos trabalhos com a posse de dois suplentes: Manoella David Moreira e Matheus Travasso Pohcrywieski. Em sequência os vereadores-alunos procederam a eleição da nova Mesa Diretora.

Participaram da votação os vereadores-mirins Eloísa de Mello Limas, Júlia Gabriella Marcolino Alves, Luiz Gustavo Batista, Manoela David Moreira, Marco Antônio Marques e Silva, Matheus Travasso Pohcrywieski, Mirela Leandro e Pablo Rodrigues Fárias.

A vereadora Júlia Gabriella foi eleita presidente; o vereador Luiz Gustavo como vice-presidente, a vereadora Mirella Leandro, como primeira secretária, e o vereador Marco Antônio como segundo secretário da Mesa Diretora.

A Sessão contou com a presença do presidente do Legislativo de Imbituba, vereador Roberto Luiz Rodrigues, que usou da palavra desejando um bom retorno dos vereadores-mirins aos trabalhos parlamentares. No mesmo ato, o presidente aproveitou para entregar aos vereadores com um kit de material escolar, oferecido pelo Legislativo Municipal.

Participaram da Sessão ainda alunos e professores da Escola de Educação Municipal Padre Itamar Luiz da Costa, do bairro Guaiuba.

O professor de filosofia Arrison Berkenbrock foi o convidado especial da primeira Sessão do ano e falou aos presentes da “importância do estudo para o futuro e a relação entre professor e aluno”.